terça-feira, 4 de outubro de 2016

CONFIRA OS TRABALHOS APROVADOS NO VIII EPMARX



Segue a lista dos Trabalhos aprovados para apresentação oral nas mesas temáticas dos Grupos de Trabalho - GTs  Acesse Aqui

Para que seja confirmada a apresentação do trabalho e sua publicação nos anais, pelo menos um dos autores deverá estar com sua inscrição efetuada e paga até 31 de outubro de 2016. Após esta data, a comissão de credenciamento do VIII Epmarx irá conferir a inscrição dos autores e os trabalhos que não tiverem inscrição não serão publicados.

Com o Tema "Marxismo e Luta de Classes no Brasil", o VIII Epmarx será realizado no período de 09 a 11 de novembro, no Centro de Ciências Humana, Letras e Artes - CCHLA, da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa-PB. 

Nessa oitava edição discutirá a conjuntura brasileira, agregando importantes forças acadêmicas e políticas no âmbito da esquerda marxista, que irão debater o curso da crise e assinalar as estratégias urgentes para a luta de classes no Brasil, fazendo eco às exigências sociais democráticas e socialistas e os dilemas em que estão os trabalhadores e suas organizações.  

O Encontro sugere levantar uma questão que parece se tornou dominante e auto-evidente na cultura política contemporânea: como orientar o projeto democrático – com seu potencial antitético ao capitalismo – de forma que ele possa, efetivamente, reverter mais a si as conseqüências já conhecidas dessa ordem? Essa questão assume um significado específico no campo das lutas sociais em refluxo, dado as conseqüências basilares da crise mundial do capital, recortada pela ofensiva neoliberal, que repõe à ordem do dia, um programa de contrarreformas extremamente nefasto para o conjunto da sociedade e dos trabalhadores, a qual exige cada vez mais respostas coletivas e sujeitos sociais para resolverem tarefas históricas ainda abertas pelo século XX.