As inscrições para o VIII EPMARX deverão ser realizadas através do link abaixo:
Link para inscrição - https://goo.gl/forms/bjO45HZBatpitSMn2
A ficha de inscrição online deverá ser preenchida obrigatoriamente em todos os seus campos. O evento não possui financiamento e para garantir os custos mínimos para a sua realização, estará sendo cobrado uma taxa simbólica no valor de R$ 30,00 (trinta reais) para aqueles que desejarem participar dos minicursos e apresentar trabalhos nos GT’s.
Devido às limitações de espaço, dispomos apenas de 300 vagas. Portanto, pedimos gentilmente que confirme sua inscrição somente se houver real interesse e possibilidade de participar do evento.
Informamos ainda, que as inscrições se encerrarão no momento em que o número de vagas forem preenchidas. Portanto, pedimos atenção especial àqueles que irão apresentar trabalhos, para garantir sua inscrição, conforme as regras descritas para essa modalidade.
Para que seja confirmada a apresentação do trabalho e a publicação nos anais, pelo menos um dos autores deverá estar com sua inscrição efetuada e paga até 31 de outubro de 2016. Após esta data, a comissão de credenciamento do VIII Epmarx irá conferir a inscrição dos autores e os trabalhos que não tiverem inscrição não serão publicados.
A taxa de inscrição deverá ser depositada na conta abaixo e enviado o comprovante de depósito COM IDENTIFICAÇÃO para o email epmarx2016@gmail.com, indicando no assunto“COMPROVANTE DE DEPOSITO DE INSCRIÇÃO”.
Dados bancários:
Caixa Econômica
Agência: 3487
Conta Poupança: 11020-4
Operação: 013
Titular: Maria Conceição da Silva Cruz
A inscrição também poderá ser realizada no local do evento, desde que haja vagas.
INSTRUÇÕES
PARA INSCRIÇÕES EM GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
ATENÇÃO: Os artigos devem ser submetidos até o dia 07 de agosto de 2016 até as 23:59h
Os
trabalhos
a serem submetidos para apresentação dos GTs deverão ser encaminhados à
Comissão Cientifica do VIII EPMARX através do e-mail: ccepmarx2016@gmail.com
Cada pesquisador
poderá submeter até dois trabalhos, sendo um individual e um coletivo, ou, dois
coletivos, indicando a modalidade e o apresentador de cada trabalho no momento
do envio do mesmo para a submissão. E cada trabalho poderá conter até 05 autores.
EIXOS TEMÁTICOS: Na
inscrição do trabalho cada pesquisador/a deverá definir o eixo temático e
a ênfase, aos quais seu trabalho está vinculado conforme opções abaixo
especificadas:
EIXO I:
CRISE DO CAPITAL, TRABALHO E LUTA DE CLASSES
GT - 1: Trabalhadores,
Memória e Luta de Classes. (Acesse ementa)
Coordenadores/as:
Drª. Inez Stampa (TRAPPUS/PUC-Rio); Moacyr Salles Ramos (TRAPPUS/PUC-Rio); Vicente
A. C. Rodrigues (TRAPPUS/PUC-Rio)
EIXO I:
CRISE DO CAPITAL, TRABALHO E LUTA DE CLASSES
GT - 2: Crise
Contemporânea do Capital e Luta de Classes. (Acesse ementa)
Coordenadores/as:
Drª. Sâmbara Paula Francelino Ribeiro (CETROS/UECE); Dr. Epitácio Macário Moura
(CETROS/UECE); Raquel de Brito Sousa (CETROS/UECE); Natan dos Santos Rodrigues
Júnior (CETROS/UECE).; Danielle Coelho Alves (UFC); Leonardo Moreira dos Santos (UFRN).
EIXO II:
ESTADO, LUTA DE CLASSES E POLÍTICAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA
GT 3: Estado e Luta de Classes na América
Latina. (Acesse ementa)
Coordenadores/as: Eduardo M. Brito (PRÁXIS/UFCG); Janaina Freire dos Santos (PRÁXIS/UFCG); Nivalter Aires dos Santos (PRÁXIS/UFCG); Pablo Thiago C. de Moura (PRÁXIS/UFCG).
EIXO II: ESTADO, LUTA DE CLASSES E POLÍTICAS
SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA
GT 4: Configurações Atuais do Trabalho e As
Tendências das Políticas Sociais na América Latina. (Acesse ementa)
Coordenadores/as: Jordeana Davi (GEAPS/UEPB); Maria Aparecida Nunes dos Santos (GEAPS/UEPB);
Moema Amélia Serpa (GETRAPS/UEPB).
EIXO III: MARXISMO, LUTA E ORGANIZAÇÃO DE CLASSE
GT 5: Classe Social – Metamorfoses,
Organização e Mediação Política. (Acesse ementa)
Coordenadores/as: Mauricio Gonçalves (GEMOC/UFPE); Ana
Cristina Oliveira da Silva (GEMOC/ UFPE).
EIXO III:
MARXISMO, LUTA E ORGANIZAÇÃO DE CLASSE
GT 6: O
Esgotamento do Ciclo Petista: Uma Análise do Reformismo na Realidade Brasileira.
(Acesse ementa)
Coordenadores/as:
Juary Chagas (GEPTED/UFRN).
EIXO IV:
MARXISMO, TEORIA SOCIAL E MÉTODO
GT 7: Revoluções e
Contrarrevoluções: Teoria, História e Método. (Acesse ementa)
Coordenadores/as:
Dr. Daniel Antiqueira (Grupo de Pesquisa Revoluções e Contrarrevoluções/UFPB); Dr.
Helio Ázara (Grupo de Pesquisa
Revoluções e Contrarrevoluções /UFPB); Dra.
Luciana Aliaga (Grupo de Pesquisa Revoluções e Contrarrevoluções/UFPB); Dra.
Nívia Cristine Pereira (Grupo de Pesquisa Revoluções e Contrarrevoluções/UFPB).
EIXO IV:
MARXISMO, TEORIA SOCIAL E MÉTODO
GT 8: Teoria Marxista: Dialética
e Práxis. (Acesse ementa)
Coordenadores/as:
Paulo Denisar Fraga (UNIFAL-MG - UNICAMP); Henrique Wellen (UFRN); Cézar Henrique
Maranhão (UFRJ); Francisco Xarão (UNIFAL-MG).
EIXO VI:
MARXISMO E EDUCAÇÃO
GT 9: o marxismo no debate
geral sobre a educação. (Acesse ementa)
Coordenadores/as:
Dr. Daniel Álvares Rodrigues (GEPMARX/UFPE); Jadilson Miguel da Silva (GEPMARX/UFPE);
Jetson Lourenço Lopes da Silva (GEPMARX/UFPE); Ms. Mauricélia Cordeira da Silva
(GEPET/UFPB).
EIXO
VII: LUTA DE CLASSES E OPRESSÕES DE GÊNERO E ETNICO-RACIAL
GT 10: Opressões de Gênero e
Étnico-racial no Contexto da Luta de Classes. (Acesse ementa)
Coordenadoras:
Ma. Claudia Kathyuscia Bispo de Jesus (CEMARX/UFS); Ma. Leidiane Souza de
Oliveira (GEPET/UFPB); Drª. Solange P. Rocha (PPGH/UFPB)
EIXO
VIII: MARXISMO, ARTE, CULTURA E SOCIEDADE
GT 11: Cinema, Educação e
Estética Marxista. (Acesse ementa)
Coordenadoras:
Me. José Alex Soares Santos (LUTEMOS/UECE); Benedito Montenegro Alencar (LUTEMOS/UECE); Sergio Teixeira Lima (LUTEMOS/UECE); Antônio Carlos Guia de Souza (LUTEMOS/UECE)
ORIENTAÇÕES
PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO COMPLETO
ATENÇÃO: Os artigos devem ser submetidos até o dia 07
de agosto de 2016 até as 23:59h
1. Ao serem submetidos os trabalhos devem ser
destinados a um dos Grupos de Trabalho do VIII EPMARX. Deve conter no assunto
do e-mail (de submissão de trabalho): trabalho, seguido do nome do GT que se
destina.
2. Os trabalhos
completos enviados para submissão devem utilizar a folha padrão (disponível
para download) (Clique aqui). Não serão considerados os trabalhos que não fizerem uso do
modelo padronizado.
3. A submissão deve ser enviada ao e-mail: ccepmarx2016@gmail.com , contendo dois
arquivos separados:
a) A folha
de rosto (disponível
para download), (Clique aqui) que deve ser preenchida
corretamente;
b) O artigo completo deve ser enviado na folha padrão, sem o nome dos autores ou
qualquer identificação, o texto do artigo deve conter: RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, INTRODUÇÃO,
seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO, e das CONSIDERAÇÕES
FINAIS, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo romano) ajustado
à margem esquerda.
4. Os trabalhos deverão ter entre 10 e 12 páginas,
contendo todas as partes do texto, como referências, tabelas e figuras.
5. A formatação geral do documento deve ser de: Corpo
do texto em fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5. Citações longas com
recuo de 4cm à margem esquerda, fonte 11 e espaço entrelinha simples. Notas de
rodapé com fonte tamanho 10, espaçamento simples e alinhamento justificado.
Margens direita, esquerdas, superiores e inferiores de 2,5 cm.
6. A primeira página do texto, deverá incluir de forma
centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado
do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula) e negrito; o RESUMO deve conter
um mínimo de 800 caracteres (com espaço) e máximo de 1.200 caracteres (com
espaço), em português, com a indicação de três a cinco palavras-chaves,
alinhado à margem esquerda, sem parágrafos, espaço entrelinhas simples.
7. Os títulos das seções primárias deverão ser
digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias,
apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em Redondo (minúsculas)
exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas, e
negrito; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo
(minúsculas) e sem negrito.
8. As referências devem ser utilizadas no formato
autor-data, seguindo as normas vigentes da ABNT.
9. As figuras e tabelas, caso houveram, devem seguir
as normas da ABNT.
10. É responsabilidade do autor a correção ortográfica
e sintática, bem como a revisão da digitação do texto, que será publicado
exatamente conforme enviado.
CONVOCATÓRIA
PARA ENVIO DE PROPOSTAS PARA MINICURSOS
O prazo para envio das propostas de minicursos é de 20 de
junho a 30 de julho de 2016.
Por meio desta convocatória, abrimos a chamada de propostas para os minicursos. Os interessados em encaminhar propostas devem seguir as orientações abaixo:
1. Enviar o nome completo do coordenador ou coordenadores (no
máximo dois) e respectivos e-mails, título e ementa, entre 2000 e 2500
caracteres (com espaços). É importante enviar quais serão as referências
indicadas aos participantes. No caso de pertencer a um grupo de pesquisa,
indicar o nome do grupo, universidade e área.
2. Recomendamos observar atentamente as orientações ao envio de
propostas de minicursos.
ORIENTAÇÕES
PARA A SUBMISSÃO DE MINICURSOS
a) Cada
minicurso deverá ter duração de quatro horas;
b) Serão
10 minicursos no total, com temas obrigatoriamente vinculados ao tema geral do
Encontro.
EIXOS
TEMÁTICOS: A proposta de
minicurso deve estar associada teórica e/ou politicamente a um dos eixos
teórico-políticos gerais do evento:
1)
Crise
do Capital, Trabalho e Luta de classes,
2)
Estado,
Luta de classes e Políticas Sociais na América Latina,
3)
Marxismo,
Luta e organização de classe,
4)
Marxismo,
Teoria Social e Método,
5)
Questão
agrária, urbana e ambiental na tradição marxista,
6)
Marxismo
e Educação,
7)
Lutas
de classes e opressões de gênero e étnico-racial,
8)
Marxismo,
Arte, Cultura e Sociedade
c) Os minicursos deverão ser coordenados por no máximo duas pessoas, que devem preencher a ficha de inscrição na condição de coordenadores/as, respeitando os critérios nela indicados;
d) Todos os minicursos serão avaliados pela comissão científica do
VIII EPMARX, sendo selecionados aqueles cujas propostas sejam mais pertinentes
com a temática geral e dos eixos e atendam melhor os critérios acima. .
e) As fichas de inscrição dos minicursos devem ser encaminhadas
para o e-mail: ccepmarx2016@gmail.com
O período para envio de
minicursos é de 20 de junho a 30 de julho de 2016
O resultado dos minicursos
será divulgado dia 15 de setembro de 2016
MODELO
DE FICHA DE INSCRIÇÃO PARA SUBMISSÃO DE MINICURSO (Clique aqui)